WEPs

WEPs

Em 2010, a ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU lançaram, em parceria, os Princípios de Empoderamento das Mulheres: Igualdade significa negócios (Women’s Empowerment Principles – WEPs), cujo objetivo é ajudar as empresas a criarem ou adaptarem as políticas e práticas existentes para concretizar o empoderamento das mulheres.

Baseados nas políticas e práticas de empresas líderes de diferentes setores de todo o mundo, os princípios propõem uma abordagem prática para o avanço das mulheres e indicam o caminho para um futuro que seja simultaneamente mais próspero e mais justo para todos.

O grupo de princípios foi elaborado a partir de um processo internacional de consulta. Para aderir à iniciativa, as empresas devem assinar a Declaração de Apoio de CEOs, que está disponível no site www.weprinciples.org

Ao implementar os WEPs, as empresas estarão empregando um grupo padronizado de parâmetros e indicadores para medir o desempenho e o progresso no empoderamento das mulheres. Isto permite identificar lacunas nas políticas e procedimentos existentes e incluí-las no plano de ação da empresa, e até mesmo comparar o seu desempenho em relação aos concorrentes.

Conheça os sete princípios:

  1. Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
  2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
  3. Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras.
  4. Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
  5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres.
  6. Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa.
  7. Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade de gênero.

                  PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA 

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil que, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, reafirma os compromissos de promoção da igualdade entre mulheres e homens inscrita na Constituição Federal de 1988.

Criado em 2005, o programa está na quinta edição e destina-se a empresas e instituições de médio e grande porte dos setores públicos e privados. O objetivo é contribuir para a eliminação das discriminações e desigualdades vivenciadas pelas mulheres no ambiente de trabalho.

A adesão ao Programa é voluntária. A empresa realiza um diagnóstico e elabora um plano de ação em que explicita como serão desenvolvidas as ações em prol da equidade de gênero e etnicorracial ao longo de 18 meses. Ao executar o plano de maneira satisfatória, a empresa ganha o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.

A iniciativa tem o apoio da ONU Mulheres, da Organização Internacional do Trabalho e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR).

Para saber mais clique aqui.

ONU MULHERES

http://www.onumulheres.org.br/

PACTO GLOBAL

http://www.pactoglobal.org.br/

TEMPO DE MULHER

http://www.tempodemulher.com.br/