No Mês da Mulher, Itaipu apoia uma série de eventos voltados ao empoderamento feminino

Assessoria de Comunicação Social - Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional apoia e promove uma série de eventos em comemoração ao Mês da Mulher, tanto na empresa como fora dela. A proposta, este ano, é contribuir para “um mundo mais justo e equânime”, comemorando a coragem, a ousadia e a determinação das mulheres na busca de garantia dos seus direitos.

Confira a programação que tem o apoio da Itaipu. Juntos, homens e mulheres podem contribuir para a construção de uma realidade mais justa e igualitária.

7 de março


A Semana de Arte HerforShe (ElesporElas) vai até o dia 14 de março, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

•    Lançamento da Semana de Arte HerforShe (ElesporElas) no Museu de Arte Moderna de São Paulo, uma das mais importantes instituições culturais do país. O evento acontece simultaneamente em seis cidades ao redor do mundo. No Brasil, foi escolhida a capital paulista. Itaipu deu apoio a este evento, que ocorrerá entre 8 e 14 de março, com entrada franca. A programação completa pode ser conferida no site: www.semanadaarteheforshe.org

8 de março

•    Lançamento do Anuário do Prêmio WEPs Brasil, Ciclo 2016, com os resultados das avaliações das empresas que participaram do prêmio. Durante todo o mês de março o anuário será distribuído às empresas, parceiros e participantes de eventos que a Itaipu apoia. O Anuário está disponível em inglês e português no site: http://premiowepsbrasil.org/anuario-weps-2016/.

•    Lançamento do projeto Encontros “Autogestão da vida profissional”, uma parceria entre o Comitê de Equidade de Gênero e a área de Desenvolvimento de RH, voltado prioritariamente para as mulheres que assumem  papéis de liderança informal na empresa, a exemplo das gerentes de projeto, supervisoras entre outras. O objetivo é o desenvolvimento de competências atitudinais que orientem a tomada de consciência sobre as variáveis que interferem na gestão da vida e no trabalho, estimulando atitudes proativas.

•    Um totem eletrônico, instalado provisoriamente no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), vai registrar as adesões ao movimento Heforshe (ElesporElas). A atividade acontece em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu e tem como objetivo incentivar a adesão ao movimento HeForShe, principalmente de homens. É um esforço global para que eles entendam e contribuam para a remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial. Ao mesmo tempo, ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade. Além do totem, o apoio ao movimento também pode ser feito pela internet. Fica o convite aos empregados da Itaipu www.heforshe.org/pt#take-action.

•    Abertura da exposição no Ecomuseu que traz dois poetas curitibanos, Alice Ruiz e Paulo Leminski. A equipe do Ecomuseu sempre prima por garantir a presença de uma mulher no espaço e faz a abertura no Dia Internacional da Mulher.

•    Apoio à Marcha das Mulheres de Foz do Iguaçu, que tem início às 16h, no Terminal de Transporte Urbano (TTU). Esta atividade tem o apoio do Conselho Municipal da Mulher de Foz do Iguaçu, do qual a Itaipu é membro integrante.

9 de março

•    Na manhã de quinta-feira (9), das 8h30 às 11h, no Auditório Florestan Fernandes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), haverá uma roda de conversa sobre uma pesquisa inédita, intitulada “Produzir, consumir, viver e imaginar: novos padrões de uso sustentável do tempo”, que será lançada no segundo semestre. Sob a coordenação da diretora financeira executiva, Margaret Groff, o bate-papo é voltado prioritariamente às gestoras. A iniciativa tem a participação da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade.

A pesquisa tem como objetivo relacionar as formas de consumo e uso do tempo à qualidade de vida em nossa sociedade atual, levantando uma série de questões tais como a falta de tempo, o tempo acelerado, a multiplicação de demandas e tarefas no dia a dia, a invasão do trabalho por meio da conexão (full time plugado) no espaço doméstico ou privado, entre outras. Outro objetivo é identificar iniciativas e ações em curso em instituições, empresas, governos e movimentos por melhor qualidade de vida, que possam constituir um repertório de soluções passíveis de serem implementadas.

10 de março

•    Na sexta-feira (10), às 9h30, no Auditório César Lattes, no PTI, a médica ginecologista e obstetra Laura Lúcia Martins Teixeira ministrará a palestra Saia com Saia. Laura é a criadora de uma campanha que leva o mesmo nome. Com 20 anos de experiência clínica, ela quer conscientizar o público feminino que usar calças apertadas faz mal à saúde íntima. A ideia é incentivá-las a usar mais saias e vestidos e a ter os hábitos de higiene íntima corretos.

O evento é promovido pelo Programa Reviver, com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu e do Comitê de Equidade de Gênero. O foco da apresentação será a saúde da mulher, inclusive a íntima, com várias dicas úteis para seguir no dia a dia. A entrada é livre. Todo o corpo funcional da Itaipu está convidado, inclusive os homens, que podem repassar o aprendizado. Estagiários, jovens do PIIT e terceirizados também podem participar.

•    Roda de conversa no encontro mensal do MEX Brasil – “Novos padrões para o uso sustentável do tempo”. Coordenado pelo MEX Brasil – Espaço das Mulheres Executivas, com o apoio da Itaipu e Ambiente Livre. O evento começa às 8h, na sala de convenções da Ambiente Livre, em Curitiba.

13 a 24 de março

•    Participação da Itaipu na delegação brasileira chefiada pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres do Governo Federal na 61ª reunião da CSW – Comissão sobre o Status da Mulher, que acontece no período de 13 a 24 de março, em Nova York.

14 e 15 de março

•    Participação da Itaipu Binacional no Fórum dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), em Nova York, de 14 e 15 de março. Este ano, o tema é “Medindo o sucesso e fazendo valer a pena: negócios investindo em mulheres e meninas”.

29 de março

•    Participação no encontro das empresas signatárias dos princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), realizado pela ONU Mulheres e Pacto Global com o apoio da Itaipu, em São Paulo. No evento será divulgado o Anuário do Prêmio WEPs Brasil, Ciclo 2016.