Equidade de gênero: grandes nomes concorrem ao prêmio WEPs Brasil

Assessoria de Comunicação Social - Itaipu Binacional

A coordenação do Prêmio WEPs Brasil divulgou, nesta quinta-feira (27), a lista das 32 empresas de grande, médio e pequeno porte que são finalistas da primeira edição do evento. Os nomes das vencedoras serão anunciados na próxima segunda-feira (31), a partir das 19h30, numa solenidade no Teatro Positivo, em Curitiba.

O prêmio foi criado pela Itaipu e parceiros em reconhecimento às instituições que promovem uma cultura de equidade de gênero em seus ambientes organizacionais.

São 17 empresas de grande porte que estão na final: Abril Comunicações S/A, Agrale S.A, Braskem S.A, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, Dudalina, Eletrobras Amazonas Energia, Furnas Centrais Elétricas S/A, Itaú Unibanco S/A, Kimberly-Clark Brasil, KPMG Auditores Independentes, Masisa do Brasil Ltda, Petrobras Distribuidora S.A, Positivo Informática S/A, PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes, Renault do Brasil S/A, Romagnole Produtos Elétricos S.A e Whirlpool S.A.

De médio porte estão concorrendo dez instituições: Apetit Serviços de Alimentação, Barion Indústria e Comércio de Alimentos SA, Cahetel-TG Comércio de Alimentos Ltda, Competence Comunicação e Marketing, Corumbá Concessões S.A, Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado do Paraná, DataCoper Software Ltda, Fundação Copel de Previdência e Assistência Social, Home Care Cene Hospitallar e Tecnisys Informática e Assessoria.

De pequeno porte estão no páreo outras cinco empresas: Creare Gestão Ltda, DMA Treinamentos, Desenvolvimento Humano e Representações Comerciais Ltda, Ecofábrica Indústria e Comércio de Produtos Eco, Feito Brasil Indústria de Produtos Artesanais Ltda, Kûmpaia di Carmem Promoção e Divulgação Ltda.

A promoção do prêmio é da Itaipu Binacional, em conjunto com o Portal Tempo de Mulher e o Espaço das Mulheres Executivas do Paraná (MEX-PR), com a parceria de diversas empresas e instituições. A iniciativa tem a chancela do Pacto Global da ONU e da ONU Mulher, criadores dos WEPs.

Solenidade

Já confirmaram presença na solenidade de premiação o conselheiro especial do Pacto Global da ONU, Fred Dubee; o presidente do Pacto Global no Brasil, Jorge Soto; a diretora da ONU Mulher, Nadine Gasman; a diretora da Global Reporting Initiative (GRI), Glaucia Térreo; a presidente do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Samyra Crespo; o diretor do Planeta Sustentável, Caco de Paula, e a jornalista e empresária Ana Paula Padrão.

O que é

O prêmio WEPs Brasil visa promover a cultura da igualdade de gênero entre as empresas brasileiras e que tem por base os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, do inglês Women’s Empowerment Principles).

Prêmio e experiência

Em 2013, a Itaipu recebeu o WEPs Leadership Awards, o que incentivou a empresa criar o WEPs Brasil 2014, como uma forma de propagar a cultura de equidade entre as empresas brasileiras de todos os portes. Desde 2003, Itaipu tem um programa voltado para essas questões.

O prêmio é reconhecido pelo Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres mundial, criadores dos Princípios de Empoderamento das Mulheres.

Mais informações sobre o prêmio em: www.premiowepsbrasil.org.

O que são os Weps?

O WEPs consiste em sete princípios:
1.Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
3. Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras.
4. Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres.
6. Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa.
7. Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade de gênero.