ElesporElas entra numa nova etapa. Personalidades brasileiras estampam campanha

Assessoria de Comunicação Social - Itaipu Binacional

O movimento HeForShe da ONU Mulheres da Campanha Movimento ElesPorElas entrou numa nova etapa. Desde o dia 21, novas personalidades brasileiras protagonizam uma ação de mídia nas redes sociais. As peças publicitárias foram desenvolvidas pela agência Heads Propaganda.

A ideia é atrair um público ainda maior para o compromisso pela igualdade de gênero no site www.ElesPorElas.org e discutir questões mais sensíveis enfrentadas pelas mulheres no Brasil e no mundo.

Novas caras na mídia

Camila Pitanga, Mateus Solano, Sheron Menezzes, Bruno Gagliasso, Marcelo D2, Preta Gil, Lea T, Amanda Nunes, Anselmo Vasconcelos e Erico Brás estampam os vídeos da nova campanha lançada dia 21.

Itaipu apoia a causa

A Binacional é uma das empresas apoiadoras do movimento. Foi a primeira instituição binacional a aderir à campanha, por meio de seu diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e o diretor-geral paraguaio, James Spalding.

A diretora financeira executiva, Margaret Groff, uma das embaixadoras da ONU Mulheres no Brasil e também idealizadora do prêmio Weps Brasil, intermediou a vinda da campanha para a empresa.

Nova chamada para o movimento

No vídeo, Camila faz o seguinte questionamento: “Quantos preconceitos uma mulher precisa superar ao longo da vida?”. A atriz é embaixadora da ONU Mulheres no Brasil. Com um tom incisivo e desafiador, a campanha, criada pela agência Heads Propaganda em parceria com a ONU Mulheres, compartilha depoimentos pessoais sobre machismo, racismo, transfobia e diferentes formas de violência, preconceitos e privilégios.

Avaliação

“Nessa campanha, quisemos ir além de informar sobre a importância de viver livre de preconceitos, de conquistar a igualdade de gênero e garantir os direitos das mulheres e meninas. Cada personagem dessa campanha dá depoimentos reais e sinceros sobre o que vivem (e vivemos) e por que é importante fazer parte desse movimento para mudar a nossa realidade de machismo, racismo, sexismo e homofobia”, diz Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil.

Em cada uma dessas histórias, complementa: “Imediatamente identificamos a forte presença e as graves consequências do preconceito na nossa cultura. E é por isso que nos tocam tão profundamente”.

A nova campanha mostra exatamente isso: que o movimento HeForShe é um movimento de todos e todas nós, para todos e todas nós”.

Uma violência contra todos

“A violência contra as mulheres não é um problema apenas das mulheres. É meu, seu, de todos nós. E a publicidade pode contribuir muito para endereçar esse problema e colocá-lo na pauta da sociedade”, explica Astério Segundo, diretor de criação da Heads Propaganda.

Os cinco filmes, estrelados por Camila Pitanga, Sheron Menezzes, Preta Gil, Anselmo Vasconcelos e Lea T, foram produzidos pela produtora Delicatessen com direção de Gustavo Leme, para TV e internet.

Movimento

O movimento de solidariedade ElesPorElas HeForShe foi criado pela ONU Mulheres para reunir pessoas de todos os sexos, gêneros, raças, etnias e classes sociais num esforço global para a remoção das barreiras sociais e culturais que limitam as mulheres e as impedem de usufruir de seus direitos humanos.

Desde seu lançamento em 2014, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, e pela embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson, centenas de milhares de pessoas de todo o mundo — incluindo chefes de Estado, CEOs, personalidades globais, e pessoas de diferentes estilos de vida e classes sociais — apoiaram o movimento e se comprometeram com a igualdade de gênero.

O movimento HeForShe tem sido o tema de mais de dois bilhões de conversações nas redes sociais, da realização de milhares de eventos em todos os cantos do mundo, além de já ter recebido cerca de um milhão de compromissos na plataforma online www.ElesPorElas.org (ou www.HeForShe.org/pt), que oferece conteúdo para orientar os internautas sobre o que fazer e como divulgar o movimento.

Plataforma

A plataforma online contabiliza compromissos e coleta informação e depoimentos sobre o status da igualdade de gênero em seus países e comunidades, de forma a rastrear o impacto do movimento ElesPorElas HeForShe. Para que essa informação seja acurada e para incentivar o compromisso, o movimento HeForshe busca obter o maior número possível de assinaturas pelo site.

ONU Mulheres

A ONU Mulheres é a Entidade das Nações Unidas pela Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Exerce um papel de liderança global em prol das mulheres e meninas de todo o mundo para que tenham direito a uma vida livre de discriminação, violência e pobreza, colocando a igualdade de gênero como um requisito central para se alcançar o desenvolvimento.

A ONU Mulheres apoia os Estados-membros da ONU no estabelecimento de padrões globais para alcançar essa igualdade, trabalhando junto aos governos e à sociedade civil para formular leis, políticas, programas e serviços necessários à implementação desses padrões.